sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Esses incansáveis Demônios da Garoa


Demônios da Garoa, mas poderiam se chamar demônios paulistas estão na ativa há “apenas” 67 anos (começaram com o nome de Grupo do Luar).
Símbolo da boa música paulistana trouxe um jeito todo paulistano ao interpretar seus grandes sucessos (escritos pelo genial Adoniram Barbosa), usando e abusando do bom humor, tendo um jeito todo alegre de sambar. Esse grupo não é, nunca foi e nunca será um grupo normal, seus grandes sucessos como Iracema, Trem das Onze, Time Perna de Pau (todas compostas magistralmente por Adoniram Barbosa), Saudosa Maloca estão na boca dos paulistanos até hoje. Os Demônios da Garoa deveriam ser tombados como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, pois em suas músicas espalham o nome da cidade de São Paulo para o Brasil todo, pois qual carioca, pernambucano, ou de qualquer estado não cantou Trem das Onze e conheceu o Jaçanã?
Qual brasileiro depois de ouvir Demônios não falou “curpa” ao invés de culpa, “gorro” ao invés de gol e “morar” ao invés de moral...
Os Demônios da Garoa marcaram e continuam marcando gerações de sambistas de bom gosto, ao contrário desses pagodes melodiosos e de gosto duvidoso de hoje em dia, como diria o senhor mal-humorado (e não identificado) no final da música “Time perna de pau”: -Oh mediocridade !
Vai abaixo o link do cd “Esses divinos Demônios da Garoa” , de 1990, é uma pequena amostra da grande discografia de uma grande banda.
http://www.mediafire.com/?2m4m525m21i

Um comentário: